O NOVEMBRO AZUL: A IMPORTÂNCIA DE SE CUIDAR

A campanha Novembro Azul é mundialmente conhecida como Movember, junção das palavras Moustache (bigode) e November (novembro). Surgiu na Austrália em 2003. O mês foi escolhido porque abriga, no dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No Brasil, o pioneiro adotar a campanha e nomeá-la de Novembro Azul foi o Instituto Lado a Lado pela Vida, em 2008, com objetivo de quebrar o preconceito do homem de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

O INCA e Ministério da Saúde (MS) estão aproveitando as celebrações em torno do Novembro Azul para divulgar ações importantes para que o homem cuide da sua saúde, inclusive em relação ao câncer de próstata. O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

No Brasil, o MS colocou-se favorável à abordagem integral da saúde dos homens. Recentemente, o Ministério lançou, com apoio técnico do INCA, a página Câncer de próstata; causa, sintomas, tratamento e prevenção em seu portal na Internet. O INCA também postou a cartilha Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? com informações para que as pessoas possam entender mais acerca da doença e decidirem o que é melhor para a própria saúde. A cartilha incentiva a conversa com o profissional de saúde. Além disso, o Instituto também produziu o vídeo Saúde do homem – um alerta e ao mesmo tempo um convite para que o homem se cuide. A rede de cinemas Kinoplex está exibindo o vídeo em todas as suas salas, em diferentes estados do País. A versão com 30 segundos de duração será veiculada no início de cada sessão, no período de 29 de novembro a 5 de dezembro.

Em 2015, o MS e o INCA editaram nota técnica na qual sugerem, entre outras coisas, a capacitação dos profissionais da atenção básica para que esclareçam os homens sobre os sintomas do câncer de próstata; a promoção da qualificação dos agentes comunitários e das equipes de saúde da família para que também possam orientar a população; a implementação de estratégias educacionais, de comunicação e de divulgação de medidas preventivas, promoção e atenção à saúde masculina; e a instauração de políticas nacionais voltadas para a saúde do homem e da pessoa idosa.

NOVEMBRO AZUL: A IMPORTÂNCIA DE SE CUIDAR

O objetivo principal do Novembro Azul é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

O que é a próstata

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga.

O que é câncer de próstata?

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.

Sintomas

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Sintomas de problemas na próstata

Se esses incômodos pintarem, é bom procurar um médico para uma avaliação criteriosa:

  • Necessidade constante de fazer xixi
  • Vontades súbitas e urgentes de ir ao banheiro
  • Dificuldade para começar a urinar
  • Jato fraco ou gotejamento
  • Ao sair do sanitário, sensação de que a bexiga não está 100% vazia

As três doenças mais comuns

Hiperplasia prostática benigna: é o crescimento exagerado da próstata, fenômeno comum em metade dos indivíduos com mais de 50 anos.

Câncer: o desenvolvimento de células malignas nessa glândula atinge 68 mil brasileiros por ano e mata 15 mil deles.

Prostatite: trata-se de uma inflamação marcada por dor e inchaço. Pode ter relação com infecções ou até estresse.

Os exames que avaliam a saúde da próstata

Toque retal: como fica logo atrás do reto, é possível palpar a próstata num simples exame feito no próprio consultório.

PSA: uma coleta de sangue avalia a quantidade dessa molécula no organismo. Se estiver alta, é sinal de alarme.

Ultrassom: geralmente só é realizado quando os dois exames anteriores apresentam irregularidades.

Biópsia: se a suspeita aumenta, é preciso cortar um pedacinho da próstata para uma análise mais aprofundada.

Quando procurar o médico?

Quando o homem perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).

Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar com exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?

O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

 Como posso prevenir?

• Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Recomendamos:
• Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
• Não fumar.
• Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol
• Manter um peso saudável;
• Praticar regularmente atividades físicas.

O que é a próstata e para que ela serve?

Aproveitamos o Novembro Azul para apresentar essa glândula, em geral lembrada só quando sofre com o câncer ou cresce além da conta.

(Ilustração: Erika Onodera/SAÚDE é Vital)

É na glândula que se fabrica o líquido prostático

Um levantamento recente revelou que 20% dos homens britânicos nem sabiam que tinham uma próstata. Essa glândula, tema central da campanha Novembro Azul, geralmente é associada a problemas como câncer e hiperplasia prostática. Mas ela tem uma função importante.

Veja agora o que é a próstata, para que ela serve e quais os exames que avaliam sua saúde:

(Ilustrações: Erika Onodera/SAÚDE é Vital)

1) Ficha corrida

A próstata está localizada estrategicamente logo abaixo da bexiga — a uretra, o canal que leva a urina para fora do corpo, passa por seu interior. Ela cresce naturalmente ao longo da vida. No adulto jovem, tem o formato de um pêssego, o tamanho de uma noz e o peso de uma ameixa (cerca de 20 gramas).

2) Tudo azeitado

A glândula fabrica o líquido prostático. Essa substância é misturada com o líquido seminal, que vem das vesículas seminais. Juntos, eles formam 90% do sêmen e são responsáveis por nutrir, proteger e facilitar a locomoção dos espermatozoides. Esses gametas são produzidos nos testículos e chegam à próstata pelo canal deferente.

3) No ápice do prazer

Durante a relação sexual, o pênis ereto é estimulado e, após algum tempo, ocorre a ejaculação. Nesse momento, a próstata se contrai e ejeta a mistura de líquido prostático, líquido seminal e espermatozoides em direção à uretra. O sêmen sai em três ou quatro jatos rápidos.

4) Nada de intrusos

Lembra que a uretra é o tubo por onde passa a urina? Como é que o xixi não sai junto com sêmen? Isso não acontece graças à próstata: na ejaculação, a parte superior dela fica apertada e comprime a saída da bexiga, impedindo que o líquido amarelo escape justamente nesse momento.

Fontes:

INCA

FUNDAÇÃO DO CÂNCER

SAÚDE ABRIL

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright©2023, Jocatec Seguros. Todos os direitos reservados